CESOL fortalece parcerias com associações rurais na Comunidade Arara

Economia Empreendedorismo Teixeira de Freitas

Encontro com associações de agricultores e mulheres produtoras buscou mapear desafios e apresentar ferramentas de apoio à produção.

A Comunidade Arara, em Teixeira de Freitas (BA), recebeu na quarta-feira (29) a equipe técnica do Centro Público de Economia Solidária (CESOL) Extremo Sul. A visita teve como objetivo principal aprofundar o conhecimento sobre os empreendimentos locais e fortalecer os laços com a rede de economia solidária da região.

Os encontros foram focados em duas importantes organizações locais: a Associação de Mulheres Produtoras Rurais de Arara e a Associação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Comunidade Arara.

Além disso, participaram da ação o coordenador geral do CESOL, Cláudio Loureiro, a agente de vendas, Vânia Sales, e as agentes socioprodutivas, Danielly Costa e Liliane Silva.

Com isso, a iniciativa promoveu uma aproximação maior entre a equipe técnica e os empreendimentos da comunidade. O encontro também criou um ambiente favorável ao diálogo e à troca de experiências.

Diagnóstico para o Desenvolvimento

O objetivo da visita foi estabelecer um diálogo direto com os associados, a fim de compreender melhor a realidade de suas produções. Durante o encontro, a equipe apresentou as ferramentas do CESOL e discutiu novas formas de apoio.

Dessa maneira, a ação buscou fortalecer a produção local e estimular o desenvolvimento sustentável da comunidade.

Por meio do diálogo estabelecido nas rodas de conversa, o CESOL pôde diagnosticar os principais desafios enfrentados pelas associações locais. Além disso, o mapeamento dessas dificuldades representa, portanto, a base para a criação de novas estratégias de suporte. Desse modo, as ações serão voltadas tanto ao fortalecimento da produção quanto ao desenvolvimento sustentável da comunidade. Assim, será possível ampliar a autonomia produtiva e promover o crescimento contínuo dos empreendimentos da comunidade de Arara.

Por César Cruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *