Na noite desta terça-feira (03), Teixeira de Freitas se transformou novamente em palco para o fortalecimento do empreendedorismo na comunicação. O município recebeu o Circuito Sebrae de Comunicadores – Uma Conexão de Ideias e Oportunidades, evento que vem percorrendo a Bahia com o objetivo de fomentar o networking, a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de negócios no setor da comunicação.
Realizado no auditório do Sebrae, o encontro reuniu dezenas de profissionais da imprensa regional, empreendedores, estudantes e criadores de conteúdo. Na abertura, o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, deu as boas-vindas e destacou a importância do setor da comunicação para o desenvolvimento econômico local e regional.

O grande destaque da noite foi a palestra do renomado jornalista e apresentador da Rede Bahia, Wanderson Nascimento, que encantou os presentes ao compartilhar histórias dos bastidores de grandes coberturas jornalísticas e experiências de sua trajetória profissional.
Bastidores que inspiram
Wanderson trouxe relatos marcantes que emocionaram o público. Entre eles, destacou os desafios e aprendizados da cobertura da posse do novo Papa no Vaticano, descrevendo as dificuldades enfrentadas para levar a informação de forma precisa e ágil, mesmo diante dos obstáculos que a imprensa enfrenta em situações como essa.
Outro momento que tocou profundamente o auditório foi quando o jornalista relembrou a cobertura da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais. Ele falou sobre a carga emocional de conviver diretamente com pessoas que perderam entes queridos e sobre como é preciso equilibrar o profissionalismo com a empatia, sem perder a sensibilidade diante de situações tão delicadas.
“São momentos que nos transformam como profissionais e como seres humanos. A comunicação não é só sobre informar, é sobre tocar vidas, gerar reflexão e, muitas vezes, ser voz de quem não tem voz”, destacou Wanderson.

Comunicação que gera impacto
Durante sua fala, o jornalista abordou temas essenciais para quem atua ou deseja atuar no mercado da comunicação, como a importância de ter criatividade, persistência, preparo constante e um pouco de sorte. Wanderson também contou bastidores de reportagens que tiveram grande repercussão social que chegaram, inclusive, a mudar realidades.
Um dos momentos descontraídos foi quando ele relembrou a criação do bordão “Deus me livre de não ser baiano”, que ultrapassou as telas e ganhou vida nas redes sociais, tornando-se até inspiração para uma música do cantor Saulo Fernandes.
Um espaço para aprender e crescer
O Circuito Sebrae de Comunicadores proporcionou, além da palestra, um ambiente ideal para a troca de experiências, formação de parcerias e fortalecimento dos negócios ligados à comunicação e ao marketing. Profissionais compartilharam ideias, discutiram tendências e debateram sobre como a comunicação pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social e desenvolvimento econômico.
O evento reforçou o compromisso do Sebrae em apoiar e capacitar profissionais de diversos segmentos, promovendo iniciativas que fortalecem os empreendedores e estimulam o crescimento dos negócios na região.
FOTOS: ARTHUR GUIMARÃES