IR 2025: veja quais são os documentos necessários e como evitar erros

Saiba tudo sobre o IR 2025

Destaque Economia

O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2025 vai até 30 de maio, e a Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações. A Radioagência Nacional preparou um guia para esclarecer dúvidas dos contribuintes.

Os documentos necessários incluem CPF do titular e dependentes, comprovante de endereço, atividade profissional e dados bancários. Também são exigidos comprovantes de rendimentos, bens, despesas médicas, educação, pensão alimentícia e previdência privada. O informe de rendimentos pode ser acessado via empregadores, INSS, SouGov ou e-CAC.

A declaração pré-preenchida, disponível desde 2022, facilita o processo ao importar dados já registrados pela Receita, mas requer conferência. Ela oferece prioridade na restituição e reduz erros. Para usá-la, é necessário ter uma conta Gov.br nível prata ou ouro. Quem preferir pode optar pela declaração em branco.

Para evitar a malha fina, é essencial preencher corretamente todas as informações e verificar documentos. Erros comuns incluem omissão de rendimentos próprios ou de dependentes, inconsistências em despesas médicas e inclusão de gastos não dedutíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *